Economia

COVID-19 E A INDÚSTRA DE PROTEÍNAS

A medida que o vírus se espalha globalmente começamos a identificar as potenciais consequências. Leia o artigo abaixo e entenda o que esperar para o futuro.

A medida que o vírus se espalha globalmente começamos a identificar as potenciais consequências, que podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • Demanda
  • Logistica
  • Disponibilidade de mão de obra

  Demanda

Primeiramente a demanda. O que está acontecendo nos USA e UK são bons exemplos. À medida em que a quarentena e as restrições às viagens são voluntaria ou compulsoriamente reforçadas, reduz-se drasticamente o “comer fora de casa”. Os Fast Foods fecharão, mas por um tempo, os drive-throughs e os serviços de delivery continuarão operando. Conforme as pessoas ficam em casa, mais carne fresca é comprada, e frequentemente estocada para um período maior. Restaurantes que não oferecem opção de levar para casa estão suspendendo suas operações por pelo menos um mês. Trabalhadores de todas as áreas de negócio estão sendo dispensados com um impacto consequente no consumo. Em Março 22nd, McDonalds no Reino Unido anunciou que estará fechando todas as lojas inclusive drive-throughs. Isto afetará mais de 1500MT de produtos processados da Tailândia. Provavelmente as exportações de carne bovina e algumas de frango também serão afetadas

Na Tailândia, onde a economia depende muito do turismo, as vendas de frango já estão caindo e as companhias começam a reduzir o alojamento de pintainhos. Portanto, as produções de Maio e Junho serão reduzidas. Todos os shoppings e restaurantes estão fechados por pelo menos 3 semanas.

No Brasil muitas pessoas trabalham em setores informais ou de serviços, e estes segmentos serão seriamente impactados, e em muitos casos, terão pouca ou nenhuma renda ou poupança. Isto causará uma redução na demanda. Por outro lado, o inverno se aproxima, e tudo aponta que as baixas temperaturas agravarão a disseminação do vírus. Os órgãos públicos são deficitários e isto deve contribuir ainda mais para a deterioração da situação da saúde – o que também vai impactar na demanda.

É importante lembrar que o ciclo da indústria avícola é de aproximadamente 9 semanas, desde incubação até o produto acabado. Então, para evitar os altos custos, especialmente com ração, é necessário prever de forma real a demanda que está por vir.

Nas últimas 48 horas, o Estado da California ordenou que mais de 40 milhões de pessoas permanecessem em suas casas. Em Londres a recomendação é a mesma. As escolas fecharam as portas em muitos lugares pelo mundo, e, normalmente estas escolas oferecem merendas, as quais quase sempre contém carne.

No Brasil, viagens interestaduais estão sendo reduzidas e isto causará um efeito em onde e que tipo de comida será consumida.

Como isto afeta as exportações? Felizmente, por um lado, a China está se recuperando rapidamente, e, depois de um curto período onde os portos estavam congestionados (veja Logistica), houve pouco ou quase nenhum efeito nas entregas para a China oriundas do Brasil. Como a China representa mais de 20% das exportações brasileiras, isto é um fator positivo. Mas por outro lado algumas das empresas de carne bovina estão reduzindo a sua produção.

Em janeiro, as exportações de frango da Tailândia para a China foram reduzidas já que o prazo de entrega era de apenas 7 dias e os compradores puderam adiar as entregas. Em fevereiro as entregas voltaram ao normal.

Para os demais exportadores, não houveram muitos efeitos até agora, mas podemos esperar uma redução num futuro próximo. Na Europa, importadores já solicitaram aos produtores tailandeses para adiar carregamentos, especialmente de produtos processados. As empresas Brasileiras provavelmente acompanharão o que vem acontecendo nos principais países importadores, especialmente em termos de demanda e logística. Os contratos de Food Services serão atingidos mais fortemente do que o varejo.

  LOGISTICA

China foi um bom exemplo das severas consequências na cadeia logística. Os portos ficaram congestionados pois não haviam trabalhadores disponíveis para descarregar os navios e transportar os produtos. Internamente, a ração não pôde ser entregue nas granjas/fazendas, causando grandes perdas. Além disso também os grãos não puderam ser entregues para as fabricas de ração. No Brasil, vimos recentemente os efeitos da greve dos caminhoneiros – uma situação similar pode ocorrer agora por razão diferente.

Por enquanto os portos da Europa estão operando normalmente, mas isto pode mudar rapidamente caso o vírus se alastre e afete trabalhadores dos portos e de transporte que estão saudáveis. A disponibilidade de contêineres também deve ser um gargalo num futuro bem próximo já que os containers não retornaram da China ainda. Já há custos adicionais para frete marítimo para diversos destinos.

A disponibilidade de vitaminas e aditivos essenciais para a ração começa a ser afetada, pois muitos desses ingredientes vem da China. Recentemente a companhia EVONIK, um dos maiores fornecedores de amino ácidos declarou força maior para o fornecimento do amino ácido Threo Amino – um dos mais importantes.

Muitas fábricas de automóveis ao redor do planeta estão tendo que paralisar a produção devido a falta de componentes, o que pode resultar em demissões e uma potencial queda na demanda. Assim também outras indústrias estão sofrendo com a falta de insumos, além da redução na demanda.

No Brasil, caso muitas pessoas sejam afetadas e a taxa de mortalidade aumentar significativamente, podemos esperar que a rede Logistica sofra rupturas.

  DISPONIBILIDADE DE MÃO DE OBRA

Trabalhadores das áreas administrativas podem trabalhar de suas casas, e com

as tecnologias de comunicação disponíveis eles podem ainda assim serem altamente eficientes. Nos frigoríficos, entretanto, a força de trabalho precisa estar presente e normalmente envolve a aglomeração de centenas, ou até milhares, de pessoas com contato muito próximo umas das outras. Nesses casos não é possível manter a distância recomendada.

Até o momento não há relatos de plantas, seja na Europa, Estados Unidos, Brasil ou Tailândia, sendo fechadas por causa de trabalhadores sendo testados positivo para o vírus. Espera-se que continue assim. As empresas tem tomado todas as precauções necessárias e vem implementando procedimentos sanitários ainda mais rígidos. Mas como o vírus é capaz de se espalhar através de pessoas aparentemente saudáveis, será uma surpresa caso nenhuma planta seja afetada.

Com escolas sendo fechadas há então um fator adicional quanto aos cuidados das crianças quando os pais trabalham – e em alguns casos ambos em frigoríficos de aves. Isto pode afetar a disponibilidade de mão de obra em plantas, portos ou outras áreas da cadeia de suprimento. A medida que o vírus se espalha, haverá

casos em que trabalhadores podem optar por um auto isolamento para evitar o contágio, potencializando uma redução da força de trabalho em toda a cadeia.

  CONCLUSÕES

Felizmente, muitas empresas Brasileiras se encontram bem capitalizadas após um ótimo desempenho em 2019. A taxa de câmbio é outro fator a contribuir para margens positivas mesmo que o custo dos grãos esteja aumentando rapidamente.

Até o momento ainda não houve redução significativa na demanda doméstica brasileira, mas este é um aspecto que deve ser monitorado de perto.

Certamente precisaremos que “Deus seja Brasileiro” como costumamos dizer, mas a lógica é de que a indústria será afetada.

Autor
Gordon Butland

Gordon Butland é o atual diretor da G&S Agriconsultant CO. Atuou no mercado bancário desde 1986 e começou sua parceria com o Rabobank International em 1989. Saiu do mercado financeiro em 2004 e agora é consultor de diversas empresas da cadeia de avicultura em todo o mundo. Seu trabalho foca tanto na parte estratégica quanto na análise de dados.


Compartilhe

Deixe seu comentário





Veja também

Venha conversar com a gente e saiba como podemos, juntos, ampliar nossos horizontes!


Endereços

BRASIL

Rua Santa Catarina, 1305 - Centro
Cep 85801-040 - Cascavel -
Paraná - Brasil
Tel: +55 (45) 3037-2007

ESTADOS UNIDOS

1111 Brickell Avenue,
Suite 2715 Miami, Florida 33131
United States of America